Deputado Estadual Hussein Bakri

Sabado, 21 de Fevereiro de 2026
Evento reúne lideranças para lançamento oficial do vestibular da Unespar em União da Vitória 

EDUCAÇÃO

Evento reúne lideranças para lançamento oficial do vestibular da Unespar em União da Vitória 

Os cursos disponíveis são Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas de Informação e Odontologia, cada um com 32 vagas cada, de acordo com o edital

Imagens
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta segunda-feira (02), ocorreu em União da Vitória o evento que lançou o vestibular especial da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para os cursos de graduação presenciais do antigo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), incorporado à instituição estadual no final do ano passado. 

Os cursos disponíveis são Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas de Informação e Odontologia, cada um com 32 vagas cada, de acordo com o edital, totalizando 160 vagas ofertadas. O ano letivo está previsto para começar em 23 de março.

"Essa é uma conquista histórica para o Sul do Paraná, um sonho de décadas de toda a comunidade. Universidade é a indústria sem chaminé, que vai proporcionar um enorme salto de desenvolvimento social e econômico para a nossa região", disse o deputado estadual Hussein Bakri, grande responsável pela incorporação que será muito benéfica para toda a região. 

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, esteve presente no evento e destacou que essa "era uma demanda antiga da região e que agora está materializada. O Paraná tem a maior rede de universidades estaduais do Brasil, o que é preponderante para a qualificação do nosso mercado de trabalho e aumento da competitividade das nossas empresas. Com essa incorporação, damos um novo passo nessa direção", afirmou.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a importância de fortalecer o sistema estadual de educação. “Esse processo seletivo garante que os cursos de graduação com alta demanda sejam ofertados com a qualidade e a estrutura de uma universidade pública, reforçando nosso compromisso com o ensino gratuito e de excelência, o que constitui um investimento direto no futuro dos paranaenses para transformar o potencial local em desenvolvimento para a região”, pontuou.

Depois da incorporação dos cursos do Uniuv, a instituição soma 16 cursos de graduação, sendo seis bacharelados e dez licenciaturas, totalizando 634 vagas anuais. O vestibular especial representa uma etapa decisiva na consolidação da Unespar como polo regional de educação pública, gratuita e de qualidade.

A incorporação da Uniuv pela Unespar foi formalizada pela Lei nº 22.859/2025, ampliando a oferta de cursos de graduação na região. O processo também inclui a transferência integral do patrimônio físico e acadêmico da antiga instituição, cujo acervo está avaliado em R$ 84,1 milhões. Entre os bens móveis e imóveis estão prédios, laboratórios, clínicas, equipamentos odontológicos, mobiliário, acervo técnico-científico e um complexo esportivo  que passam a integrar o patrimônio da universidade.

As inscrições podem ser feitas pela internet até 18 de fevereiro, com pagamento da taxa de R$ 50 até o dia 19. O cronograma também estabelece prazos para solicitação de isenção da taxa de inscrição e de atendimento especial durante a prova até os dias 11 e 18 de fevereiro, respectivamente. A prova, que será uma redação, está agendada para 1º de março. O resultado da primeira chamada será divulgado em 17 de março, com matrículas nos dias 19 e 20 do mesmo mês.

PRESENÇAS – O lançamento do vestibular da Unespar em União da Vitória contou com a participação da coordenadora regional da Casa Civil, Gabi Bakri; do presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; do presidente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Santin Roveda; e dos prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar): Ary Carneiro Júnior (União da Vitória); Fabio Machiavelli (Antônio Olinto); Rodrigo Rossoni (Bituruna); Carlos Nowak (Cruz Machado); Joel Martins Ferreira (General Carneiro); Sebastião Dalpra (Paula Freitas); Ireneu Zacharias (Paulo Frontin); Fabiano Glaab (Porto Vitória); e Fernanda Sardanha (São Mateus do Sul).