Deputado Estadual Hussein Bakri

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
Conselho Universitário da Unespar aprova fusão com a Uniuv. “Vai transformar o ensino superior do Sul do Paraná”, afirma Hussein Bakri

EDUCAÇÃO

Conselho Universitário da Unespar aprova fusão com a Uniuv. “Vai transformar o ensino superior do Sul do Paraná”, afirma Hussein Bakri

O Estado do Paraná é o que mais investe em ensino superior no Brasil (7 universidades estaduais)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Conselho Universitário da Unespar aprovou no início da noite desta quinta-feira, dia 13 de junho, a estadualização da Uniuv por meio de uma fusão com a instituição. A notícia foi revelada pelo Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hussein Bakri.

“Há pouco, recebi um telefonema do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, que, ao lado do governador Ratinho Junior, foi um grande apoiador dessa conquista”, relatou o deputado. "Ao longo das próximas semanas, serão definidos e anunciados quais dos 14 cursos vão ser incorporados nesta fusão, de acordo com a demanda de alunos, a estrutura física de cada um e o orçamento disponibilizado pelo Estado, para que as graduações absorvidas sejam ofertadas pela Unespar já a partir de 2025.”

Uniuv

É uma fundação municipal com 50 anos de existência, que atualmente enfrenta dificuldades financeiras mesmo cobrando mensalidade dos alunos por ter sido criada antes da Constituição de 1988. Uma vez incorporada à Unespar, os cursos passarão a ser gratuitos dentro da rede de ensino superior do Estado. Ocorrendo a incorporação, haverá um período de transição, no qual serão mantidos por um tempo os professores e funcionários até que o Estado reponha o quadro com servidores concursados. Além disso, caso a Unespar opte por não absorver todos os cursos da Uniuv, serão mantidos os alunos já matriculados dos cursos que serão extintos até que eles se formem. Já o patrimônio físico da Uniuv seria incorporado a partir da aprovação de uma lei municipal.

“Esse certamente será um marco histórico para a região, com a garantia de cursos gratuitos e de qualidade que vão ajudar a desenvolver todo o Vale do Iguaçu”, comemora o deputado.