Deputado Estadual Hussein Bakri

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024
Assembleia Legislativa aprova projeto do deputado Hussein Bakri que institui a rota turística “Caminhos da Erva-Mate” nos municípios do Sul do PR

TURISMO

Assembleia Legislativa aprova projeto do deputado Hussein Bakri que institui a rota turística “Caminhos da Erva-Mate” nos municípios do Sul do PR

Caminhos da Erva-Mate vai abranger Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São Mateus e União da Vitória

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Assembleia Legislativa aprovou nesta semana, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do deputado Hussein Bakri (PSD) que institui a rota turística “Caminhos da Erva-Mate” nos municípios do Sul do Paraná. O objetivo da proposta é promover o setor e a produção sustentável, propagar e estimular as atrações turísticas locais, fomentar a integração da cadeia entre essas cidades, preservar a identidade cultural e histórica do cultivo, entre outros.


"Um dos carros-chefe da economia do Sul do Paraná, a cadeia produtiva da erva-mate envolve cerca de 100 mil pessoas em toda a região. Por isso, além de fortalecer o setor, é preciso desenvolvê-lo e expandi-lo para gerar cada vez mais empregos e mais renda para o Vale do Iguaçu. A erva-mate é tão importante para o Paraná que está presente na nossa bandeira, portanto é nosso dever valorizá-la e fortalecê-la o máximo possível", defendeu Hussein Bakri. Por proposição do Líder do Governo, já é lei no Paraná o dia 2 de fevereiro como o “Dia Estadual do Produtor da Erva-Mate”.


A rota turística “Caminhos da Erva-Mate” vai abranger os municípios produtores de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória. O projeto ressalta que essas 10 cidades têm papel de destaque por seus atrativos e características naturais, históricas e culturais em torno do produto, e que, uma vez aprovada, a proposta vai potencializar o desenvolvimento socioeconômico da região.


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná é o maior produtor de erva-mate do Brasil, respondendo por 87,4% da produção nacional. Cruz Machado, por exemplo, tem o título de Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada e produz volume superior a 115 mil toneladas, conforme levantamento de 2021 do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura.


“Além de ser mais uma oportunidade de renda para os agricultores da região, o presente projeto de lei visa incentivar o turismo rural do Paraná por meio da instituição da Rota Turística ‘Caminhos da Erva-Mate’. Isso porque, a Rota valorizará a cultura estadual, irá expandir a produção artesanal, promoverá os produtos locais, bem como a sua comercialização, cultivo e todas as informações técnicas sobre a produção da erva-mate”, destaca a justifica do projeto apresentado por Hussein Bakri.