As contribuições da comunidade árabe na formação e no desenvolvimento da sociedade paranaense foram enaltecidas na noite da última segunda-feira (22) na Assembleia Legislativa. Na cerimônia, promovida por iniciativa dos deputados Hussein Bakri e Alexandre Curi, personalidades que dedicaram suas vidas a promover os valores culturais, éticos, os laços fraternais e a riqueza dessa etnia, desempenhando papéis fundamentais na aproximação com o Paraná, foram distinguidas com diplomas de menções honrosas.
Segundo os parlamentares proponentes, o reconhecimento é justo e merecido às pessoas que foram essenciais para a preservação e o fortalecimento da herança cultural árabe no Paraná. Na opinião deles, é importante reconhecer os esforços e a dedicação dessas figuras notáveis.
“Tenho um orgulho imenso da força do povo árabe, da trajetória de luta, da ajuda na construção e no desenvolvimento do Brasil. São 12 milhões de imigrantes e descendentes em nosso país, marcando presença importante na nossa cultura, gastronomia, música. Parabéns a toda população árabe no Brasil e obrigado aos brasileiros pela irmandade consolidada ao longo de décadas. Que esses laços se fortaleçam cada vez mais e que sempre haja irmandade e cooperação mútua entre os nossos povos”, ressaltou Hussein Bakri. Ele lembrou ainda que, em Foz do Iguaçu, vive a segunda maior comunidade árabe do Brasil com cerca de 12 mil pessoas, que exercem grande influência no comércio, na cultura e na culinária do município.
Já o deputado Alexandre Curi afirmou que a homenagem tem a missão de valorizar a cultura árabe, muitas vezes vítima de preconceito. “Celebrar a comunidade árabe na Assembleia é trazer mais conhecimento, reconhecendo a contribuição desses povos para a formação da nossa sociedade e combatendo o preconceito. A história da imigração árabe no Paraná merece ser ouvida e contada”, sublinhou.
Um dos momentos mais emocionantes, que encantou os presentes, ocorreu durante a apresentação do trio Alma Síria, formado por Myria, Abed e Lúcia. Por meio de instrumentos milenares e de canções entoadas em árabe, o trio transportou os presentes ao ambiente caloroso e vibrante da terra natal. Eles são da região de Aleppo na Síria e chegaram a Curitiba há 10 anos. Desde então, se apresentam nos palcos brasileiros com a missão de transmitir a riqueza musical de seu país de origem.
“É uma alegria muito grande ver o reconhecimento da comunidade paranaense pela contribuição dos árabes ao desenvolvimento do Estado. Trata-se de uma honra muito grande para nós, podermos ter esse reconhecimento de parte da Assembleia Legislativa, que afinal de contas é a casa do povo e representa toda a população paranaense”, agradeceu o Cônsul Honorário Emérito do Reino do Marrocos, Ardisson Naim Akel.
Aos homenageados foram atribuídas menções honrosas, uma distinção de reconhecimento público de mérito pelas contribuições à sociedade paranaense com os seguintes dizeres gravados: “Em comemoração ao Dia Nacional da Comunidade Árabe celebrado em 25 de março, reconhecemos os esforços incansáveis e a dedicação inabalável para preservar e fortalecer a herança cultural árabe em nosso Estado”.